A História de Brasília

Muitos brasileiros atribuem Juscelino Kubitschek como o personagem principal para a construção de Brasília que de fato foi o grande responsável pela construção da capital do país. Mas a ideia de construir uma cidade no coração do Brasil para ser sua capital já era discutida na época em que o país era uma colônia portuguesa. Em meados de 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva voltou a abordar essa ideia e levantou pela primeira vez a sugestão de batizar a capital do pais de Brasília. Além do contexto simbólico, a ideia seria afastar riquezas e monumentos importantes do país das regiões próximas ao litoral ou fronteiras, onde teoricamente, estaria mais propensa à ataques de outros países.

historia.jpg

Em 1891 a região onde Brasília seria construída foi definida e a pedra fundamental do projeto foi lançada em 1922. Durante o mandato do presidente Juscelino Kubitschek, em 1956, o projeto finalmente começou a caminhar.

Foram analisados projetos para a construção da cidade e o selecionado foi do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Em seguida, JK selecionou o arquiteto Oscar Niemeyer como responsável pelos projetos dos monumentos da cidade.

No dia 21 de abril de 1960, nasceu a capital do Brasil, com a população composta basicamente pelos operários que trabalharam nas obras da cidade, que viviam em acampamentos, Brasília começou a se desenvolver até se tornar a cidade que conhecemos na atualidade.

Fonte: Governo de Brasília

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s